O Quebra Nozes de Tchaikovsky

O Quebra Nozes de Tchaikovsky

imagem5

O coreógrafo russo Marius Petipa era apaixonado pelo Livro “The Nutcracker and the Mouse King” escrito por Ernst Theodor Amadeus Hoffman (1776-1822). Quando surgiu a oportunidade de criar esta obra junto com o coreógrafo Lev Ivanov, eles utilizaram a adaptação da versão francesa de Alexandre Dumas (1802 – 1870) “The Tale of the Nutcracker”. Pediu para Peter Ilyich Tchaikovsky em 1891 compor esta obra, de início não gostou muito do projeto, queria ser mais livre em suas partituras e Petipa deu instruções detalhadas para cada composição.

Em 1892 Tchaikovsky lançou a Suíte do Ballet O Quebra Nozes divididos em dois atos, três cenas e quinze números, conforme é demonstrado abaixo:

Trilha Original de Tchaikovsky

A estreia foi realizada em dezembro de 1892 no Mariinsky Imperial Theatre em São Petersburgo na Rússia, a obra não foi um Sucesso, obteve muitas criticas por não ser fiel ao Livro. Somente no século XX tornou-se popular nos Estados Unidos e em diversos países, sendo exibido sempre na época do Natal por várias companhias de Ballet.

A história se inicia na Véspera de Natal, no momento em que toda a família e amigos estão reunidos para festejar este dia. Clara ganhou de presente um boneco (Quebra-Nozes) esculpido na madeira, mas Fritz muito ciumento acaba quebrando o seu boneco, o seu avô conserta e ela com o passar do tempo acaba pegando no sono ao lado da árvore.

A segunda parte ocorre em seu sonho: Ela começa a diminuir de tamanho e de repente surgem vários ratos liderados pelo Rei dos Ratos em sua sala. O Quebra-Nozes acorda e começa uma batalha contra os ratos, mas acaba perdendo e sendo capturado.

Desesperada, Clara joga seu sapato no Rei Rato, que cai inconsciente e é levado pelo seu exercito de ratos. O Quebra-Nozes se transforma em um Príncipe, e leva Clara para uma floresta encantada, e logo em seguida para a Terra dos Doces. O Príncipe encontra a Sugar Plum Fairy, diz como ele foi salvo pela Clara do Rei Rato e como se tornou Príncipe novamente. Ela comemora com diversas danças emocionantes e mágicas.

Uma Valsa Final é realizada por todos, depois que Clara e o Príncipe foram coroados os governantes da Terra de Doces. Após a Valsa Final os habitantes da Terra dos Doces começam a desaparecer um a um, até que o Príncipe Quebra-Nozes desaparece e Clara é encontrada dormindo na sala. Clara acorda, pensando que era tudo um sonho, mas depois descobre a coroa ao seu lado, levando a se pergunta, realmente foi um sonho?


Adicionar Comentário

6 Comentários

  1. Maria Beatriz disse:

    Gosto muito das musicas

  2. Amo ballet faço desde os meus 04 anos de idade e fiz dez esse ano. Estou aprendendo ballet de repertório, e o meu preferido é o quebra nozes.

Deixe o seu comentário!