A importância do alongamento para bailarinos

A importância do alongamento para bailarinos

Espaço Ballet Carmem

O alongamento é o estiramento dos músculos, pode ser realizado de forma passiva (com auxílio de uma pessoa ou de um acessório) e ativa (sem auxilio). É essencial para qualquer atividade física, evita lesões e reduz dores musculares, melhora o rendimento e a qualidade da atividade física, e traz uma maior amplitude para o movimento.

Existe quatro tipos de alongamentos:

  1. Estático – Mantém o alongamento durante 20-30 segundos de forma gradual e sem a realização de força;
  2. Dinâmico – O exercício é repetido várias vezes, impulsionando o aumento gradativo do alongamento;
  3. Passivo – O alongamento é realizado com o auxílio de outra pessoa ou de acessório;
  4. Ativo – A contração de uma determinada musculatura, provoca o alongamento oposto.

O Alongamento é uma necessidade para os bailarinos. Além de trabalhar a flexibilidade, o alinhamento postural e o ganho de força muscular. Os bailarinos ganham outros benefícios: disciplina física, controle e conhecimento do corpo, resistência física, diminuição das tensões e relaxamento da musculatura, entre outros benefícios para a saúde e bem-estar.

É fundamental que o alongamento seja feito antes e depois de qualquer atividade física. Antes com acompanhamento de exercícios que aqueçam os grupos musculares e as articulações (os músculos quentes e flexíveis, estão menos predisposto a lesões) e após a atividade física como forma de relaxamento, amenizando as tensões causadas pela atividade física.

Lembre-se!

Respeite sempre o seu físico, o alongamento deve ser realizado como forma de prevenção e deve ser realizado de maneira gradativa. Se hoje só vai até aqui, não force. Amanhã ele aumentará mais um pouquinho. E conforme for realizando os exercícios no dia a dia, você conseguirá atingir o seu tão sonhado alongamento.

Por isso, pense no dia de amanhã e respeite o seu físico. Faça aulas de alongamento para ter uma amplitude maior do movimento e torne sua dança mais bonita e alongada.

Conheça a aula de alongamento para bailarinos no Espaço Ballet Carmem.

Qualquer dúvida, nos escreva.


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!