A importância da respiração na dança

A importância da respiração na dança

A respiração influencia muito a forma que vivemos e executamos nossa Dança, sendo muito importante sabermos controlá-la e respirarmos de forma correta. Ao aprendermos a sincronizar a respiração com os movimentos do nosso corpo sentimos um enorme benefício em nossos movimentos ajudando a melhorar a forma em que realizamos nossas aulas, nas apresentações e em nosso dia a dia.

No momento em que iniciamos na dança, estamos tão preocupados em prestar atenção e decorar as sequências, que esquecemos muitas vezes de respirar corretamente e isso faz com que o movimento do nosso corpo fique mais rígido ou muitas vezes acabamos colocando pressões em outras regiões, como, por exemplo, levantando os ombros e não tendo amplitude do movimento.

Inicialmente é uma tarefa muito difícil quando não temos o costume de aliar a respiração ao movimento do corpo, mas à medida que aprendemos a coordenar, os benefícios são logo vistos:

  • Ficamos menos ofegantes;
  • Temos mais força e mais controle do movimento;
  • Melhora da nossa interpretação;
  • Melhora do rendimento técnico e corporal;
  • Diminuição da ansiedade e do nervosismo antes de entrar em cena ou fazer uma audição;
  • Os movimentos ficam mais fluídos;
  • E dentre outros.

Quando você para por um instante, aquieta o corpo e a mente, fecha os olhos e respira. É um momento tão único e de tanto bem-estar, que traz mais energia e revigora o nosso corpo. Na dança a respiração não deve ser a última a ser pensada e sim a primeira. O seu movimento, quanto mais sincronizado estiver com a sua respiração, mais relaxado, concentrado e presente você estará.

Então, como podemos melhorar a nossa respiração?

Tem um exercício utilizado na prática do Yoga que é ótimo, nos acalma e traz para o momento atual.

Sente-se no chão conforme se sentir mais confortável, inspire o ar em quatro tempos, retenha em quatro tempos, solte em quatro tempos, aguarde mais quatro tempos com os pulmões vazios e inicie um novo ciclo. Faça 10 ciclos.

Com a prática de exercícios respiratórios, você verá uma melhora em sua Dança e em sua vida. Na técnica clássica, por exemplo, com uma respiração correta você terá um controle maior em seu adágio na projeção e na altura. Nas piruetas terá um controle maior sobre os giros. Nos saltos terá mais força e se sentira menos ofegante.

Dançar é como respirar, eu respiro e me movimento. Portanto, lembre-se que a respiração deve ser sempre discreta.

Gostou deste post?! Deixe seu comentário e compartilhe para mais pessoas conhecerem o nosso blog.

Aproveito e faço um convite, venha conhecer as aulas online do Espaço Ballet Carmem.

Se puder fique em casa e seja feliz dançando. 🙂


Conheça o Espaço Ballet Carmem

O Espaço Ballet Carmem é uma escola de dança que está há mais de 40 anos no mercado, levando todo o seu amor pela arte e pela dança para todos os seus alunos e seguidores. Com isso, desenvolvendo sempre um trabalho com muito carinho, cuidado e dedicação para que os alunos conquistem sempre o melhor de sua técnica.

Portanto, venha nos conhecer!

Nós estamos localizados no endereço: Rua Carneiro da Cunha, 980 – Próximo ao metrô Saúde (linha azul) – Zona Sul de São Paulo/SP.

Acompanhe nosso Instagram @balletcarmem e fique por dentro das novidades!

 


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Abrir bate-papo
Espaço Ballet Carmem
Olá! Bem-vindo ao Espaço Ballet Carmem! Como podemos te ajudar hoje? Clique aqui para saber mais sobre nossas aulas ou tirar suas dúvidas.