A beleza encantadora de “A Bela Adormecida”

A beleza encantadora de “A Bela Adormecida”

Hoje o nosso post é referente a um dos Ballet mais lindos chamado A Bela Adormecida, com a música de Pyotr Ilyich Tchaikovsky e a coreografia de Marius Petipa. A história é baseada no conto de Constantino Sergeyev de 1952 da Bela Adormecida. Foi apresentado pela primeira vez na Rússia, no Teatro Mariinsky. O Ballet é dividido em um prólogo e três atos.

O Prólogo inicia no batizado de Aurora ocorrendo uma enorme festa, aonde foram convidados vários seres encantados, como fadas, as quais são madrinhas de Aurora. Enquanto as fadas presenteiam a Aurora, ocorre um trovão, o reino se assusta e descobre que o mestre de cerimônia não convidou a fada malvada para a festa.

Ela surge na festa e decidi presentear Aurora com o sono eterno quando ela for espetada por uma agulha aos 16 anos. Entretanto, a fada lilás não havia presenteado a Aurora e faz o seu pedido. O seu pedido é que Aurora não dormirá no sono eterno e sim em um sono profundo, aonde será somente despertada pelo seu verdadeiro amor por um beijo.

Quando a fada má Carabosse vai embora, o rei proíbe todos os objetos pontiagudos do reino para a segurança da Aurora.

Esse prólogo é lindo, as variações das fadas são uma mais linda que a outra, mas preciso dizer que a primeira preferida é a fada lilás.

Ato 1 – O Feitiço

No primeiro ato, Aurora surge com 16 anos e aparece 4 pretendentes que desejam pedir sua mão em casamento. Ao longo do ato, surge uma pessoa que dá um buquê de flores, ela aceita e começa a dançar com o buquê. No meio do buquê tinha uma agulha a qual espeta Aurora e ela cai em sono profundo. A pessoa tira o disfarce e é a fada má. De repente, surge a fada lilás reafirmando o seu presente que Aurora despertará somente com um beijo do amor verdadeiro e adormece todo o reino.

A variação do primeiro ato é tão linda, com tanta leveza e encanto. Amo!

Ato 2 – A Visão

No segundo ato já se passaram 100 anos. Surge o príncipe Desirée caçando na floresta com o seu grupo. De repente ele se dispersa do grupo, encontra a fada lilás (que também é sua madrinha) e ela mostra a visão de Aurora. Quando ele vê, se apaixona e pede para a fada levá-lo ao encontro de Aurora. Quando Desirée chega no quarto de Aurora, a vê adormecida e dá um beijo do verdadeiro amor. Ela desperta com todo o seu reino. E assim, pede a sua mão em casamento, finalizando o segundo ato.

Ato 3 – O Casamento

O último ato ocorre a grande festa de casamento com a participação de vários personagens lúdicos: O Gato de Botas, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pássaro Azul e dentre outros. Esse ato é repleto de momentos e coreografias lindas e no final do Grand pas de deux surge a fada lilás abençoando o casamento. Fim!

Esse repertório é muito lindo, mágico, romântico e lúdico. Se você ainda não teve oportunidade de assistir, aproveite e assista. Deixe nos comentários o quê achou e quais foram os seus momentos preferidos.

Dance e seja muito feliz!


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!