Consequências e Tratamento do Desequilíbrio Pélvico*

Consequências e Tratamento do Desequilíbrio Pélvico*

Hoje abordaremos um assunto que acontece com pessoas que praticam atividade física e com pessoas que não praticam: as consequências do desequilíbrio pélvico nos membros inferiores e nos membros superiores e como podemos tratar este desequilíbrio.

A pelve liga a estrutura do tronco aos membros inferiores, como se fosse um elo, tornando-se um fator importantíssimo para o nosso equilíbrio postural. Qualquer modificação em seu posicionamento provocará mudanças nas curvaturas vertebrais gerando a retroversão (deslocamento da pelve para trás) ou anteversão (deslocamento da pelve para frente).

Espaço Ballet Carmem_Desequilíbrio pélvico

Os músculos da pelve e do tronco trabalham juntos para manter a postura correta. Quando há um desequilíbrio muscular, esses músculos não conseguem trabalhar em conjunto de forma eficiente, o que pode levar a uma má postura e a outras complicações. Este desequilíbrio pode ser causado por encurtamento da musculatura, sobrepeso, gravidez e dentre outros fatores.

Alguns dos fatores que podem contribuir para o desequilíbrio pélvico incluem:

  • Encurtamento muscular: O encurtamento muscular ocorre quando um músculo se torna mais curto do que o normal. Isso pode acontecer devido a uma lesão, a um esforço repetitivo ou a uma postura incorreta.
  • Hipertrofia muscular: A hipertrofia muscular ocorre quando um músculo aumenta de tamanho. Isso pode acontecer devido a um treinamento físico excessivo ou a uma condição médica.
  • Assimetria muscular: A assimetria muscular ocorre quando um músculo é mais forte ou mais fraco do que o outro. Isso pode acontecer devido a uma lesão, a um esforço repetitivo ou a uma postura incorreta.

Além de causar problemas posturais e estéticos, ele gera problemas para a nossa saúde física, os quais são:

  • Lesões na coluna;
  • Hérnia de disco;
  • Dor nas costas;
  • Condromalácia patelar e dentre outros.

Como acontece o desequilíbrio pélvico?

Este desequilíbrio é ocasionando pelo desequilíbrio das forças musculares, ou seja, quando uma musculatura está mais forte que a outra, gera uma instabilidade física, proporcionando o desequilíbrio pélvico e postural (má postura).

Através da força que cada músculo atua em nosso corpo nos leva ao equilíbrio corporal. Quando um lado se torna mais forte que o outro, ocorre o desequilíbrio da musculatura.

A anteversão pélvica poderá ocorrer em virtude de um encurtamento ou fortalecimento excessivo dos músculos flexores do quadril e eretores da espinha, músculos esses que participam do equilíbrio pélvico e, que tendem a girar a pelve para frente e para baixo, em comparação aos seus antagonistas (isquiotibiais e reto abdominal) que tendem a produzir a retroversão pélvica.

A retroversão pélvica poderá ocorrer devido a um encurtamento e hipertrofia dos músculos (que tendem produzir a retroversão pélvica) reto abdominal, oblíquos interno e externo, glúteo máximo e isquiotibiais, quando comparados aos músculos que tendem a produzir a anteversão pélvica.

Como podemos corrigir este desequilíbrio?

Devemos gerar um equilíbrio dos músculos, trabalhando o fortalecimento e o alongamento dos músculos contrários que levará ao equilíbrio e o alinhamento da estrutura pélvica.

Exercícios para corrigir o desequilíbrio pélvico:

Anteversão pélvica

  • Fortalecimento: glúteo máximo, glúteo médio, isquiotibiais, abdominais
  • Alongamento: flexores do quadril, eretores da espinha

Retroversão pélvica

  • Fortalecimento: flexores do quadril, eretores da espinha
  • Alongamento: glúteo máximo, glúteo médio, isquiotibiais, abdominais

Mas antes de sair realizando os exercícios, procure um especialista que ele lhe indicará e auxiliará o melhor tratamento para você.


O Espaço Ballet Carmem é uma escola de dança que está há mais de 40 anos no mercado, levando todo o seu amor pela arte e pela dança para todos os seus alunos e seguidores. Desenvolvendo sempre um trabalho com muito carinho, cuidado e dedicação para os alunos conquistarem sempre o melhor de sua técnica.

Venha nos conhecer!

Estamos localizados no endereço: Rua Carneiro da Cunha, 980 — Próximo ao metrô Saúde (linha azul) — Zona Sul de São Paulo/SP.


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!