A importância do abdômen no Ballet Clássico e outras danças*

A importância do abdômen no Ballet Clássico e outras danças*

Hoje abordarei um tema muito importante para os bailarinos, o abdômen. Você sabe qual é a importância do seu abdômen nas aulas de Ballet Clássico ou nas demais danças? Sabe quais os benefícios para o seu corpo?

O abdômen é uma área muito importante do nosso corpo, e é fundamental que o bailarino conheça a sua anatomia e a biomecânica da musculatura abdominal, para trabalhar exercícios com foco nesta área que lhe trará muitos benefícios para a saúde e para sua dança.

Anatomia e biomecânica da musculatura abdominal

O abdômen é uma região do corpo formada por uma série de músculos que trabalham juntos para estabilizar a coluna, manter a postura ereta e proteger os órgãos internos.

Os principais músculos do abdômen são:

  • Músculo reto do abdômen: É o músculo mais superficial do abdômen. Ele se estende da caixa torácica até a pelve e é responsável por flexionar o tronco.
  • Músculos oblíquos externos e internos: Estes músculos estão localizados nas laterais do abdômen. Eles são responsáveis por girar o tronco e inclinar o tronco para os lados.
  • Músculo transverso do abdômen: Este músculo é o mais profundo do abdômen. Ele é responsável por estabilizar a coluna e manter a postura ereta.

A biomecânica da musculatura abdominal é complexa. Os músculos do abdômen trabalham juntos para estabilizar a coluna, manter a postura ereta e proteger os órgãos internos.

  • Para estabilizar a coluna, os músculos do abdômen trabalham juntos para contrair e manter a coluna em uma posição neutra.
  • Para manter a postura ereta, os músculos do abdômen trabalham juntos para contrair e manter o tronco em uma posição ereta.
  • Para proteger os órgãos internos, os músculos do abdômen trabalham juntos para formar uma parede que protege os órgãos internos de danos.

O abdômen é o centro de força do corpo, se não forem feitos exercícios corretamente, poderá trazer lesões na lombar e na cervical. Por isso, é importante que os exercícios sejam realizados com cautela, e trabalhem a resistência e o ganho de força para proteger os órgãos internos.

Um abdômen forte traz vários benefícios para os bailarinos:

  • Mantém uma postura correta;
  • Traz uma qualidade e limpeza no movimento;
  • Ganho de resistência para sustentar e equilibrar o movimento (essencial para os adágios).

blog_abdomen2

Como isso é possível?

Por meio de um alinhamento correto do corpo e da contração abdominal, o tronco será estabilizado, mantendo a coluna sólida, fazendo com que os braços e as pernas realizem todo o esforço no exercício. Com um centro abdominal forte, permite que dancemos sem prejudicar as costas, tornando o movimento com muito mais qualidade, controle e equilíbrio.

Por isso, é essencial que o bailarino faça exercícios abdominais paralelo às aulas, para ganhar uma maior qualidade no movimento. Com um abdômen forte e estável, você verá o quanto a sua dança e a sua resistência irão melhorar na execução dos exercícios.

Dicas para realizar exercícios abdominais de forma segura e eficaz:

Ao realizar exercícios abdominais, é importante seguir algumas dicas para evitar lesões:

  • Realize os exercícios de forma lenta e controlada. Evite movimentos bruscos ou saltos.
  • Concentre-se na contração dos músculos abdominais. Não use os músculos das pernas ou dos braços para realizar os exercícios.
  • Respire profundamente durante os exercícios. Não segure a respiração.
  • Escute o seu corpo. Pare se sentir dor.

Segue um vídeo que fiz trabalhando o abdômen para você realizar em casa:

Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários, será um prazer responder.

Gostou deste post? Compartilhe para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho.

Dance e seja muito feliz!


O Espaço Ballet Carmem é uma escola de dança que está há mais de 40 anos no mercado, levando todo o seu amor pela arte e pela dança para todos os seus alunos e seguidores. Desenvolvendo sempre um trabalho com muito carinho, cuidado e dedicação para os alunos conquistarem sempre o melhor de sua técnica.

Venha nos conhecer!

Estamos localizados no endereço: Rua Carneiro da Cunha, 980 — Próximo ao metrô Saúde (linha azul) — Zona Sul de São Paulo/SP.


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!