Tai Chi Chuan auxilia pacientes com Fibromialgia

Tai Chi Chuan auxilia pacientes com Fibromialgia

fibromialgia

A Fibromialgia é um distúrbio crônico definido por dores generalizadas pelo corpo, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Quem sofre desta patologia não reconhece qual é a causa principal para o acontecimento da dor, mas é relatado que pode estar ligada a um evento traumático, físico ou psicológico. Os sintomas podem provocar variações no humor e diminuição da atividade física, podendo agravar as dores.

“Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos.”

Ao longo dos anos está ocorrendo diversas pesquisas para diagnosticar e auxiliar os pacientes, estes estudos são fundamentais para proporcionar um tratamento adequado e até mesmo a prevenção. Porém, já se sabe que, atividade física, alimentação correta e o equilíbrio emocional, são armas poderosas para o alivio da dor.

O Tai Chi Chuan por ser considerado uma arte marcial chinesa e possuir movimentos suaves e lentos, favorece o relaxamento da musculatura e torna-se uma meditação em movimento.

“Os movimentos no Tai Chi Chuan são circulares. Quando combinados com um ritmo respiratório, levam a um alongamento do corpo e consequente relaxamento do mesmo. Os movimentos são contínuos e delicados.”

Como o Tai Chi Chuan tem como base a filosofia Taoísta, ele busca o equilíbrio entre o Ying e o Yang, gerando energia e equilibrando o corpo. Tornando o praticante da modalidade mais consciente do seu corpo e do seu equilíbrio, mantendo o relaxamento e combatendo o estresse e os problemas emocionais.

Por possuir todos estes princípios, é recomendado por muitos profissionais da saúde para auxiliar os pacientes com Fibromialgia, promovendo uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida. Pode ser praticado por todas as faixas etárias.

Os benefícios são logo vistos, como: mais energia e disposição; fortalecimento do sistema nervoso; aumento da atenção e concentração mental; equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo; conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções; auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental; aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo; fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças; e dentre outros n benefícios que a pratica pode lhe proporcionar.

Não deixe para amanhã, comece a cuidar da sua saúde hoje.


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!