A sapatilha de ponta dói? Entenda como lidar com o desconforto*

A sapatilha de ponta dói? Entenda como lidar com o desconforto*

No post de hoje abordarei um tema que as pessoas têm muita curiosidade e perguntam com frequência para quem dança Ballet Clássico:

— A sapatilha de ponta dói?

Com o passar dos anos, as empresas que fabricam as sapatilhas foram evoluindo seus produtos e aprimorando o formato da sapatilha (leia: como é feita a sapatilha de ponta?). Existindo hoje uma variedade enorme de marcas e modelos para qualquer tipo de pé. Com isso, é possível que a bailarina escolha a melhor opção para o seu pé, pensando em toda a sua anatomia (formato dos pés e dos dedos) e a força para subir na ponta.

Existe uma proteção para os pés das bailarinas, chamada “ponteira”. Que ajuda a amenizar o desconforto gerado pela sapatilha, o impacto e ajuda a evitar o surgimento de bolhas e calos. Sendo um acessório indispensável para as aulas. Existem os modelos de espuma, silicone e gel.

Quando as futuras bailarinas ingressam nas aulas de ponta, é normal sentir um desconforto e dores nos pés, mas a dor varia muito de pessoa para pessoa, alguns são mais sensíveis que outras.

Aquela dorzinha estará lá em vários momentos e com o tempo de prática a bailarina se acostumará com esse desconforto.

Tipos de dores que as bailarinas podem sentir nas pontas:

    • Dor nos dedos: Essa dor é causada pelo peso do corpo da bailarina sendo suportado pelos dedos dos pés.
    • Dor no tornozelo: Essa dor é causada pelo estresse no tornozelo ao tentar subir na ponta.
    • Dor no pé: Essa dor pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo bolhas, calos e tendinite.

E por que não desistir?

Pointe-shoe-image-1---opt._0

Porque é algo que as bailarinas se sentem felizes em estar realizando e suportam a dor. A essência de uma bailarina está em demonstrar que no Ballet Clássico não existe dor e por mais que ela esteja realizando um movimento com muita força e precisão, aos olhos do público o movimento deverá ser o mais leve e delicado possível.

Lembre-se a iniciação na sapatilha de ponta deve ser realizada com muita cautela, sem pressa e o corpo deve estar fortalecido e preparado para receber as sapatilhas de ponta. Pois, se não estiver anatomicamente preparado, gerará patologias futuras para o praticante.

É importante notar que nem todas as bailarinas que usam sapatilhas de ponta sentirão dor ou sofrerão lesões. No entanto, é importante estar ciente dos riscos envolvidos e tomar medidas para evitá-las.

Aqui estão algumas dicas para evitar a dor e lesões ao usar sapatilhas de ponta:

  • Escolha o par certo de sapatilhas de ponta: É importante escolher um par de sapatilhas de ponta que sejam do tamanho certo e que sejam feitas de um material que seja confortável para você.
  • Fortaleça os pés: É importante fortalecer os pés antes de começar a usar sapatilhas de ponta. Isso ajudará a reduzir o risco de lesões.
  • Use as sapatilhas de ponta com moderação: É importante usar sapatilhas de ponta com moderação. Usá-las demais pode aumentar o risco de lesões.
  • Dê descanso aos pés: É importante dar descanso aos pés após usar sapatilhas de ponta. Isso ajudará a reduzir o risco de lesões.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de dor e lesões ao usar sapatilhas de ponta.

Para você que já tem uma iniciação na sapatilha de ponta, compartilho abaixo 05 exercícios básicos para o seu treino:

Faça da sua vida um passo de dança e seja muito feliz!


O Espaço Ballet Carmem é uma escola de dança que está há mais de 40 anos no mercado, levando todo o seu amor pela arte e pela dança para todos os seus alunos e seguidores. Desenvolvendo sempre um trabalho com muito carinho, cuidado e dedicação para os alunos conquistarem sempre o melhor de sua técnica.

Venha nos conhecer!

Estamos localizadas no endereço: Rua Carneiro da Cunha, 980 — Próximo ao metrô Saúde (linha azul) — Zona Sul de São Paulo/SP.


Adicionar Comentário

1 Comentário

  1. Anna luiza disse:

    Eu fiquei bem mais tranquila obrigada

Deixe o seu comentário!