O Ritmo Said

O Ritmo Said

Dv1_blog

A música Árabe é muito rica em ritmos e é composta de uma variedade muito grande. Um dos primeiros ritmos que os alunos passam a ter contato quando se iniciam na Dança do Ventre é o Said (surgiu no Alto Egito na região de Said).

Este ritmo é envolvido pelos folclores desta região, seus costumes, seus rituais e suas festas. Pode ser acompanhado com o bastão ou a bengala.

De acordo com relatos antigos o Said surgiu através dos camponeses da região do Alto Egito (Said) aonde praticavam uma arte marcial chamada “Tahtyb”, no qual os homens lutavam com longos bastões e realizavam movimentos acompanhados deste ritmo.

Outra versão é que os pastores desta região usavam o bastão para dirigir o rebanho de ovelhas, caminhar e se defender caso necessário. Depois de um dia inteiro de trabalho, eles dançavam com seus bastões para comemorar o dia. Como as mulheres não podiam dançar com os homens adaptaram o jeito de dançar de forma delicada e feminina. Através de movimentos simples e precisos, as mulheres giravam o bastão em diversas direções, movimentando os quadris, peitos e a cabeça.

Sendo uma Dança Folclórica, não deve ser mostrada a barriga. Por isso, muitas dançam com uma túnica ou vestido sempre escondendo a região do abdômen. O Said é composto de quatro tempos, podendo ser rápidos ou lentos. Este ritmo está combinado por Dums (som grave) e Taks (som agudo). Na Dança do Ventre a melodia pode ser acompanhada através de um pequeno instrumento chamado snuj e pode aproveitar as batidas de quadris para executar o ritmo.

A frase é composta assim: DUM-TAK-DUM DUM-TAKATA

Tendo alguma dificuldade para identificar o ritmo, cante a frase é um ótimo exercício. Primeiro comece identificando os DUMs (DUM-DUM DUM), após isso acrescente o TAK (DUM-TAK-DUM DUM) e por fim acrescente o TAKATA (DUM-TAK-DUM DUM-TAKATA).

Agora é só praticar!


Adicionar Comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!