Tai Chi Chuan

Metodologia de Aula

O Tai Chi Chuan é uma arte milenar que ficou conhecida no mundo por seus benefícios terapêuticos, porém muitos desconhecem que é uma arte marcial interna (neijia) onde suas práticas promovem o cultivo e desenvolvimento do CHI (energia vital).

Praticamos o Estilo Chen que é o estilo tradicional mais antigo. É importante manter as orientações e características tradicionais, por isso seguimos as instruções e orientações da linhagem do Si Tai Gung  Chen ZhengLei → Si gung  Chan Kwok Wah → Si fu  Chen Zheng Kuen .

Como funciona o curso?

Inicialmente serão trabalhados os exercícios de Chi Kung (trabalho ou cultivo da energia vital). Sua execução simples e menor variação de movimentos permite que mesmo o aluno sedentário possa participar. Proporcionando gradativamente uma melhora no fortalecimento ósseo-muscular, na flexibilidade e na memória. Os movimentos do Chi Kung preparam o aluno para a execução da forma do Tai Chi Chuan, pois introduzem as posturas, a coordenação e a respiração correta. Esses movimentos possuem uma execução simples, sendo assim, o aluno realiza facilmente a sua memorização. Todos os movimentos são sincronizados e concomitantes à respiração proporcionando uma melhora na concentração e um estado de relaxamento físico e mental.

O aluno irá aprender inicialmente as formas curtas do estilo Wu/Hao de 8 e 13 movimentos. São formas de fácil execução e memorização. Na sequência será ensinada a forma Chen dos quatro lados e a Forma 18. O aluno avançado continuará aprendendo outras formas de mãos livres bem como as armas. A filosofia do Tai Chi Chuan será trabalhada em todas as aulas. Durante todas as atividades haverá explicação correlacionando os exercícios com a filosofia, facilitando a compreensão do aluno, bem como a memorização. A cada aula serão entregues aos alunos provérbios chineses, seguido de um momento de reflexão e um comentário do professor. Dessa forma o aluno possui a liberdade para pensar e refletir sobre cada ensinamento, levando essa reflexão para os exercícios, bem como para a sua vida diária.

Esta modalidade permite que pessoas com qualquer tipo de dificuldade possam estar praticando os exercícios, inclusive quem possui problemas musculares ou articulares. Entre os benefícios da prática, é possível citar a melhora cárdio-pulmonar, o fortalecimento muscular, o ganho de equilíbrio, o desenvolvimento da flexibilidade e o aumento nas capacidades de concentração, autoconfiança, disposição e bem-estar. Como os exercícios são propostos de acordo com a capacidade de cada um, não há idade máxima para a pratica.

Praticamente não há contra-indicações por serem exercícios sem impacto e que podem ser adaptados de acordo com as necessidades ou restrições dos alunos. É uma atividade indicada para os jovens e perfeita para a terceira idade.

Venha conhecer o Espaço Ballet Carmem, agende uma aula experimental.

Esperamos vocês!

Vestimenta:

Para as aulas os alunos devem utilizar roupa de ginástica ou outra roupa que seja confortável. O calçado deve ter solado reto (tipo sapatilha) ou tênis.


Veja nossos horários:

SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
19:00

* Verifique a disponibilidade das turmas e horários.